sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PCA (Analgesia Controlada pelo Paciente)

Esse cuidado tem ajudado muito o Arthur!!! Vou passar algumas informações que encontrei.





PCA, abreviação do inglês de Patient Controlled Analgesia (Analgesia Controlada pelo Paciente), é uma técnica eficaz de controle da dor. Trata-se de um método individualizado onde o paciente participa da sua auto administração do analgésico . Consiste de uma bomba de infusão eletônica com um reservatório de analgésico, programada para administrar somente infusão contínua, infusão contínua+ bolus ou somente bolus.
O uso da PCA propicia efetividade no controle das dores e segurança do paciente.

CONTROLE DA DOR - USO DA PCA
Todos sabemos que a dor é uma experiência desagradável que pode comprometer, e muito, nossa qualidade de vida. A pior das conseqüências da dor não aliviada é o comprometimento da recuperação de nossa saúde, principalmente em momentos de maior fragilidade, como na hospitalização.
Após uma cirurgia de médio ou grande porte (por exemplo, cirurgias abdominais ou torácicas), durante a recuperação de queimaduras, de um acidente grave ou em qualquer situação que nos leve a sentir dor, é muito importante termos a oportunidade de alcançar o seu alívio. Neste período, o controle adequado da dor permite a participação ativa na fisioterapia e a retomada precoce das atividades diárias.
Sabemos que a presença da dor é a principal causa de comprometimento da recuperação da saúde e um grande fator de risco para o desenvolvimento de dor crônica.
Temos a possibilidade de aliviar a dor de diversas formas: desde terapias que não envolvam medicamentos, como fisioterapia e acupuntura até formas mais avançadas do controle da dor, como a PCA.
A PCA, abreviação do inglês de Patient Controlled Analgesia (Analgesia Controlada pelo Paciente), é uma forma eficaz de controle da dor na presença de condições essencialmente dolorosas, como no período pós-operatório, queimaduras, acidentes graves, crises de anemia falciforme e nas dores oncológicas ou não oncológicas de difícil controle (por exemplo: lombalgia, dor pós herpética etc.)
Trata-se de um aparelho programado para administrar a medicação analgésica de maneira contínua e/ou em demanda. O PCA poder ser acionada pelo próprio paciente quando este sentir dor, ou mesmo antes de procedimentos potencialmente dolorosos, como curativos, banho, trocas e fisioterapia. Isto torna a administração do analgésico de forma muito mais rápida e eficaz, pois deixa o paciente menos dependente da enfermagem e da espera da medicação para alívio da sua dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário